terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Dica de Saúde - Causa e tratamento da periodontite

O agente causador da doença é a placa bacteriana que se acumula sobre as superfícies do esmalte dentário e no sulco da gengiva. Com a evolução da inflamação gengival, as fibras e tecidos que suportam os dentes são comprometidos. Como decorrência, um ou mais dentes podem ficar abalados: é a conhecida reabsorção óssea. Segundo o Dr. Rubio, conforme o grau de destruição óssea, pode ocorrer a perda do dente sem nenhuma sintomatologia dolorosa.

Tratamento

De acordo com os especialistas, as doenças periodontais são tratadas através do controle da infecção e da remoção da placa que contém os germes nocivos.

Para se remover a placa, pode-se fazer a raspagem, retirada da placa endurecida (tártaro), de tecidos de granulação e toxinas da gengiva. Já o alisamento da raiz do dente elimina pontos de acúmulo de germes, permitindo que a gengiva fique mais aderida ao dente.

Outra alternativa é o uso de um líquido para higiene bucal contendo uma clorhexidine. Os dentistas podem prescrever antibióticos que ajudam a eliminar os causadores da periodontite.

Os periodontistas apontam para a necessidade de revisão periódica, a cada quatro meses, para se controlar a formação de novas placas bacterianas.

Segundo informa a Dra. Rosileine, o principal objetivo do tratamento é estabilizar as perdas e assegurar que o trabalho conjunto do profissional e do paciente evite o retorno ou agravamento do quadro periodontal.

De acordo com o Dr. Rubio, o tratamento da periodontite juvenil está associado aos mesmos procedimentos acima descritos, e administração de antibióticos na fase de raspagem e cirurgia periodontal, onde os resultados alcançados são satisfatórios. Também a utilização de irrigação das bolsas periodontais com tetraciclina e clorhexidine colaboram de maneira a inibir a proliferação bacteriana.

A cirurgia pode ser necessária, caso a raspagem e o alisamento não controlarem a doença, ou se esta estiver muito avançada e incluir perda óssea ao redor dos dentes. Como esclarece o Dr. Lima, "um anestésico local é administrado fazendo com que o paciente não sinta qualquer dor ou desconforto. A cirurgia é realizada levantando-se a gengiva, removendo-se o tártaro e suturando-a de volta no lugar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário